





***Universo DC***

Comics



A DC Comics é uma editora norte-americana de Histórias em Quadrinhos (HQs) e mídias relacionadas, sendo considerada uma das maiores companhias ligadas do ramo no mundo. A empresa é subsidiária da companhia Time Warner e detém a propriedade intelectual dos mais famosos personagens de quadrinhos da nossa história: Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, The Flash, Aquaman e seus super-grupos como Liga da Justiça da América, Sociedade da Justiça da América, Novos Titãs, Renegados, Aves de Rapina, Patrulha do Destino, Legião dos Super-Heróis, All-Star Squadron, entre outros.
Originalmente, a companhia era conhecida como National Comics e com o tempo passou a adotar a sigla "DC" que originalmente se referia a Detective Comics, uma de suas revistas mais vendidas (a qual é publicada até hoje e apresenta histórias do Batman).
A DC Comics que conhcemos hoje é uma junção de várias sociedades.
A 1° revista criada foi a More Fun Comics/Fun: The Big Comic Magazine, em 1935, depois transformada em New Fun e More Fun. Destacava-se então um personagem conhecido como Dr. Oculto.
A 2° publicação veio em 1935, quando Wheeler-Nicholson lançou a New Comics, que deu início a Era de Ouro das histórias em quadrinhos norte-americanas.
A 3° criação foi a Detective Comics, que nasceu em 1937. Neste mesmo ano a empresa adotou o nome desta revista, batizando-se assim como Detective Comics, Inc.
Em 1944 ela se uniu a National Allied Publications, responsável pela edição da Action Comics, na qual o Superman apareceu pela primeira vez. Com esta fusão o conglomerado empresarial passou a ser conhecido como National Comics, embora fosse informalmente denominado DC Comics, até este título ser oficialmente assumido.
Com o aparecimento de Superman no mercado, as vendas das publicações da DC Comics foram às alturas, dando início a conhecida Era de Ouro das histórias em quadrinhos. Com isso, a empresa incentivou a criação de outros super-heróis, dando espaço para Batman, Mulher-Maravilha e para a Sociedade da Justiça da América.
As publicações da DC Comics enfrentaram e sobreviveram à Guerra, em uma época em que não havia concorrência. E para sobreviver, as histórias tiveram que se adaptar ao contexto americano ficando extremamente bobas, sem nenhum tipo de drama, afinal, já bastava as famílias americanas terem que superar os traumas pós Guerra.
Depois Superman, Batman, Mulher-Maravilha e cia tiveram que enfrentar algo surpreendentemente bizarro ... um livro. Um livro chamado Seduction Of The Innocent ( Sedução De Um Inocente), do alemão Frederick Wertham publicado em 1954, ainda numa época seM concorrência.

Basicamente o autor diz que toda delinquência juvenil americana (drogas, violência, homossexualismo) era resultado das leituras de Histórias em Quadrinhos.
Inacreditavelmente os pais aderiram a esse pensamento distorcido. Resultado? Pilhas e mais pilhas de HQs queimadas (foto acima) nas vizinhanças americanas.
As vendas cairam drasticamente, diversos títulos foram cancelados, mas alguns personagens já eram fortes o bastante nessa época como Superman, Batman e Mulher-Maravilha, que sobreviveram e nunca tiveram suas HQs canceladas. Foi aí que Superman, Batman e Mulher-Maravilha se tornaram os Maiores do Mundo.
Hoje, Superman, Batman e Mulher-Maravilha são conhecidos como a Trindade dos Super Heróis. Mais do que merecido!
Por décadas a DC Comics tem sido pioneira em seu segmento ( incluindo cinemas, animações, séries de tv e até games) com lançamentos que marcam a história desses personagens.Todos os conceitos básicos que vemos nos Super-Heróis foram consolidados e muitos criados nas páginas da DC Comics ... estou falando de identidades secretas, super poderes, uniformes coloridos, traumas e tragédias pessoais que fizeram personagens lutarem contra o crime, super grupos de heróis ou vilões, arquiinimigos, alienígenas ... enfim, a DC Comics ditou e ainda dita as regras do gênero.
O selo Vertigo é mais uma inovação da DC Comics. Essa "divisão" serviu para se diferenciar da linha mais popular e familiar da DC Comics, preservando assim sua imagem. A Vertigo publica histórias voltadas para um público mais adulto e maduro, e frequentemente, desde sua criação, há interação entre as duas vertentes. Seus quadrinhos lidam com temas como violência, nudez, exposição sexual, uso de drogas, palavrões e outros tipos de controvérsia para época. Hoje está tudo mais equilibrado, existe uma tolerância maior da censura.
O selo Vertigo foi fundado em 1993 inspirado nos quadrinhos que a DC Comics produziu ainda nos anos 80, inaugurado pela segunda fase da revista do Monstro do Pântano escrita por Alan Moore em 1984. Essa fase mais adulta inspirou a criação de brilhantes obras como Watchmen, Sandman, Hellblazer e tantos outros.
Ao fundar o selo Vertigo a editora DC Comics pretendia atrair escritores que queriam publicar esse tipo mais profundo (e pesado) de histórias, sem ter que se preocupar em ofender pais preocupados com o que seus filhos poderiam ler. Numa época em que quase todos os nomes famosos nos quadrinhos eram de desenhistas, e a maioria das editoras estava pondo a arte acima da história, a Vertigo era a única linha de quadrinhos a pôr os roteiristas em primeiro lugar.
.
Fonte: internet

