






***Universo DC***




.Batman . A Série Animada ( 1992 . 1995 )
Em inglês Batman: The Animated Series (muitas vezes abreviado Batman: TAS), é uma série de animação baseada num dos maiores super-heróis da DC Comics, o Batman.
O estilo visual da série é baseado no trabalho artístico do produtor Bruce Timm, cérebro e idealizador da série.
Nos EUA o desenho foi lançado em 05 de setembro de 1992. A série foi aclamada pela crítica, vários episódios foram vencedores do Emmy e talvez o mais importante: deu início e definiu um estilo no que viria a ser o Universo Animado DC. Bom, o estilo do TAS influenciou TODAS as outras animações ... a Marvel seguiu a onda da DC mais uma vez, e lançou uma animação do Homem-Aranha exatamente nos mesmos moldes do Homem Morcego ... Batman:TAS influenciou TUDO, desde The Tick até o Ben10 dos dias de hoje. As animações da DC são sempre um marco.
No Brasil, era início de 1994, janeiro num domingo de sol. Lembro que deixei de ir à praia, pois neste domingão iria estrear a nova animação do Batman. Faz tanto tempo isso ... o Brasil não era nem Tetra, Ayrton Senna e Kurt Cobain ainda estavam vivos ... nada de Plano Real ... quase uma Pré-História ...
Voltando ao domingo de sol, o nosso querido titio Sílvio Santos estreava no seu SBT, como dito, a tão comentada série do Cavaleiro das Trevas, Batman: The Animated Series. Ou Batman .TAS.
O dono do Baú havia comprado há um bom tempo, mas a manteve na geladeira, me deixando numa expectativa absurda.
Imagina você, 1994, um nerd no Brasil , sem net ( nem sabia que existia ) e TV à cabo ... enfim, uma angústia.
Na época, as filiais das emissoras já passavam programas locais, e na cidade onde morava, no litoral, não era diferente. A estreia estava prometida para às 11:00 da manhã, mas lá passavam os tais programas de varejo ... então não era garantido que eu fosse assistir. Sem contar que a divulgação foi ridícula, quase ninguém sabia.
Passado toda a expectativa, sem muitos atrasos, começa o desenho ... detalhe: o VHS estava no ponto para gravar o 1° episodio: Asas de Couro, desde a noite anterior. Havia também um enorme medo de que o SBT cortasse a abertura do desenho que era feita em computação gráfica, um show à parte na época e até hoje. Mas felizmente tudo foi transmitido na íntegra ... bom, nem tudo, os créditos finais não passaram. Mas tudo bem, nem era tão importante assim. Mas eu fiquei puto de qualquer jeito.
Nunca vou esquecer o início da abertura com som de orquestra, influenciados pelos temas de Danny Elfman nos Batmans de Tim Burton. Os instrumentos de sopro ou órgão, sei lá, e o farol do zepelin da polícia invadindo o logo da Warner. SENSACIONAL.
A espera havia terminado. Foi muito FODA tudo aquilo.
No decorrer da abertura, vemos a alta qualidade da animação. Vemos um Batman totalmente dark. Uma maravilhosa Gotham City igualmente dark e lembrando a Metrópolis de Fritz Lang.
Um Batmóvel ”limpo” também inspirado nos filmes de Tim Burton, mas ainda assim totalmente novo e arrojado ... se tornou um clássico já na abertura.
Assisti aquilo tudo de pé. Sozinho na sala.
Ao terminar a abertura sentei no sofá e falei: “Caralho!” Foi totalmente expontâneo.
Depois conferi rapidamente se o VHS estava gravando tudo corretamente.
O título de cada episódio também era uma obra de arte. Sempre num estilo noir, com computação gráfica bem artística, lembrando o cinema mudo novamente (The Bat.1926) e reforçava o clima gótico e de gangues dos anos 30 e 40 que marcou toda a série.
Bruce Timm, o cérebro e criador dessa animação se inspirou em outro desenho de super-herói da DC Comics: o Superman da década de 40 dos estúdios Fletcher.
Vale e muito a pena conferir cada episódio de Batman . The Animated Series.
Sim, nem todos são excelentes ou bons ... mas estão acima da média até hoje, e tem os MEMORÁVEIS ... os CLÁSSICOS, os ÉPICOS ...
O Universo Animado DC nasceu pelo sucesso e qualidade dessa série.
A personagem Arlequina nasceu nessa série. Precisa dizer mais?
Não farei resenhas dos capítulos. São muitos. Não dá!
Aos poucos colocarei informações relevantes e curiosidades sobre a série.
.
Por Dr. Arkham

