






Voltar Superman Reviews
. O Retorno do Superman
Roger Stern . Dan Jurgens . Karl Kesekl . Louise Simonson
Jackson Guice . Dan Jurgens . Tom Grummett . Jon Bogdanove
Após o evento histórico em que o Homem de Aço sucumbiu diante a fúria descontrolada de Apocalypse em 1992 nos EUA, "agora" em 1993 vemos que na Fortaleza da Solidão os robôs Kryptonianos estão trabalhando em uma forma de trazer Kal El de volta. E eles conseguem. Graças à avançada tecnologia de Krypton, os robôs forjam uma forma de energia consciente de sua existência como Clark Kent e Superman, mas confuso com os últimos acontecimentos.
Inconformado com seu destino, a forma humana de energia vai até o túmulo do Superman e revive seu corpo. Uma ressurreição mesmo. Mas Kal El ainda está confuso e volta à Fortaleza da Solidão para compreender melhor seus novos poderes.
A morte do Homem de Aço inspirou pessoas a fazerem o bem, mas também aumentou a criminalidade e gerou seguidores fanáticos-extremistas-suicidas. Ao se atualizar do caos em que se encontra a cidade de Metrópolis, o renascido Superman volta à ação com um novo uniforme. Combatendo o crime com extrema violência, a população percebe aos poucos que seu protetor voltou ... diferente.
As atitudes do Superman continuam a surpreender, e agora ele invade o CADMUS atrás do corpo de Apocalypse. Superman quer levá-lo para longe, num local seguro onde não ocorra o risco de clonarem o monstro. A grande surpresa é que esse segundo Superman (Superciborgue) não é o mesmo que foi ressuscitado no mausoléu, este se diz reencarnado. Ficou bem foda o visual "Hasta la vista, baby." dessa reencarnação, funcionando muito bem ainda nos dias de hoje.
Surge um terceiro Superman, agora um clone do Homem de Aço. Ele tem uma aparência (e atitudes) bem mais jovem e rapidamente é chamado de Superboy. Toda a população e naturalmente os mais próximos à Clark ainda estão confusos com toda a situação. E Lex Luthor Jr está muito irritado pelo CADMUS ter escondido um clone do Superman. Kara Zor El, a Supergirl, trabalha para a Lex.
Motivado à lutar contra o aumento da violência (gangues usando armas de alta tecnologia) e por ter uma dívida com o Superman, John Henry Irons se torna o 4° homem a usar um S no peito. Seu visual ficou mais foda que dos seus três antecessores. Literalmente um Homem de Aço. Paralelo ao retorno dos Homens de Aço, Henry desobre que tem uma forte ligação com as poderosas armas das gangues.
A história segue nos mostrando as diferentes ações de cada novo Homem de Aço, cada um com uma parte da essência do falecido Kal El. Um se preocupa em fazer o bem por cidadania e gratidão e outro está deslumbrado por ser uma celebridade, e assim um alvo fácil para as propostas de Lex Luthor Jr. Outro quer exterminar suas "cópias" e por fim um deles quer apenas fazer o bem por cidadania e gratidão. E três deles tem em comum a certeza de serem o Superman.
Enquanto o mundo passa por essa incerteza, uma enorme nave se aproxima da Terra sem chamar a atenção. A ameaça parece ser comandada por Mongul, que quer vingança contra o Superman.
Era apenas questão de tempo até os novos Supermen se encontrarem e entrarem em conflito. Aço e o Superman ressuscitado acabam levando a briga para Coast City. Depois da batalha, Superman fica na cidade para ajudar nos estragos. Sua presença atrai a frota de Mongul, agora detectada pelo Governo, para a cidade do Lanterna Verde. As autoridades enviam o Superciborgue para lá também.
Sem perder tempo, Mongul ordena um ataque rápido e mortal para 7 milhões de habitantes em Coast City. Devastador. Para nossa surpresa, Mongul não trabalha só e está seguindo ordens de um dos novos Supermen. Após a destruição, começa um processo de "reconstrução", algo chamado de Cidade-Motor movida a Kryptonita. O próximo alvo é Metrópolis.
O Superman traídor (ainda se fazendo de herói) arma um engodo e convoca a Liga da Justiça para ir atrás do autor da destruição, que segundo ele fugiu para o espaço. Achei a Liga muito ingênua em acreditar nele, deixando o planeta em direção ao espaço sem proteção.
Quando o Superman criado pelos robôs Kryptonianos roubou o corpo de Kal El, ele o levou até a Fortaleza da Solidão, onde Kal foi "recarregado". Agora o verdadeiro Superman acordou e está de volta, mas sem seus poderes. Ele se une aos outros 2 Supermen e partem para Coast City. Hal Jordan retorna do espaço e encontra, ou melhor, não econtra mais sua cidade.
Lanterna Verde vai pra cima de Mongul enquanto o "velho" Superman junto com Supergirl, Aço, Erradicador e Superboy enfrentam o líder de Mongul e tentam destruir a Cidade-Motor.
Superman recupera seus poderes e as batalhas são vencidas pelos heróis. Mas o estrago foi grande, muito grande, nos restando aguardar pelas consequências que estes eventos drásticos causarão no Universo DC.
História bem legal, com boas e dramáticas surpresas. A arte é bem datada, mas possível de se apreciar nos dias de hoje.
.
Por Dr. Arkham
ago.2015
.Confira as capas de O Retorno do Superman:










