top of page

Voltar Superman Reviews

. Para o homem que tem tudo

                      Alan Moore . Dave Gibbons

Numa data especial para o Homem de Aço, Batman, Robin e Mulher-Maravilha vão até a Fortaleza da Solidão parabenizar e presentear seu grande amigo. Mas para a surpresa dos heróis, Superman está numa espécie de transe, causado por uma estranha planta em seu peito.

 

Essa planta faz Kal-El inconscientemente criar uma realidade alternativa para o destino Krypton, onde vemos um Joer-El amargurado e desacreditado no meio científico por suas previsões catastróficas não terem sido concretizadas. Nessa outra vida, Kal está casado com sua amada, geraram filhos e vivem uma vida comum, com problemas e alegrias comuns.

 

Mas os problemas são mais graves do que aparentam em Krypton, problemas muito parecidos com o que temos aqui na Terra, política, drogas ... e questões que envolvem a Zona Fantasma, criada por Jor-El. Manifestantes querem que os condenados sejam livres de suas penas por considerarem o "local" muito severo. Isso faz com que o clã dos El seja alvo de vingança.

 

De volta a Fortaleza da Solidão, logo surge o responsável pelo presente que dominou a mente do Superman, Mongul. Ele explica que a Clemência Negra concede os maiores sonhos para a sua vítima. Diana tenta em vão medir forças com o gigante enquanto o Homem-Morcego estuda um jeito de trazer o Superman de volta à nossa

realidade. Superman se livra tendo que abdicar de seu sonho. Batman o ajuda mas o preço é alto. Agora a planta dá a Bruce tudo o que ele sempre quis: seus pais vivos.

 

Um Superman revoltado volta ao mundo real. Mongul brincou com suas emoções e está a um golpe de matar a Mulher-Maravilha.

 

Depois, graças ao Menino-Prodígio Jason Todd, Batman é libertado e Mongul experimenta do próprio remédio. Seus sonhos são tenebrosos.

 

Esta é uma das últimas histórias do Superman antes da Crise nas Infinitas Terras. Também vale registrar que a série animada Liga da Justiça Sem Limites, ou JLU, fez uma excelente adaptação desta HQ nos anos 2000 mantendo muito da dramaticidade vista aqui.

 

.

 

Por Dr. Arkham

       jul.2015

bottom of page